Saúde no Blog #2

setembro 30, 2017

Olá Margheritas!
Depois do bom feedback que tive no primeiro post "Saúde no Blog #1" decidi trazer-vos um segundo. Hoje venho falar-vos do que pode acontecer quando passamos muito tempo sentados. 
NOTA: Vou usar a linguagem mais simples e comum de modo a que todos os leitores percebam, colocando os termos técnicos um pouco de parte.



Nos dias de hoje passamos imenso tempo sentados, seja na escola, no trabalho, nos almoços prolongados em família, a conduzir, entre outros! É claro que não vamos deixar o nosso trabalho por estarmos sentados todo o dia ou deixar de fazer aqueles passeios de carro prolongados, mas há cuidados que podemos e devemos ter.

O QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO QUANDO ESTAMOS SENTADOS MAIS DE 9H POR DIA?
  • A posição de sentado promove o encurtamento dos músculos trapézios, que se encontram a nível do pescoço e dos ombros, provocando assim dores nessas mesmas zonas. 
  • A zona lombar - parte inferior da coluna vertebral - é a que suporta o peso do nosso tronco e cabeça. Quando passamos demasiado tempo sentados, os discos vertebrais (que se encontram entre as vértebras) vão começar a ser comprimidos, e assim, o sangue perde o acesso para levar os nutrientes que deveria. Surgem assim as dores nas costas, principalmente na zona lombar, que é uma das principais razões para a diminuição da produtividade.
  • Adotarmos um estilo de vida mais sedentário aumenta severamente a probabilidade de sofrer de problemas de coração, isto porque, quando sentados o sangue flui mais lentamente, queimando assim menos gordura o que pode levar a um entupimento das artérias. Para além de problemas de coração, o sedentarismo promove a osteoartrite, gerando assim dores nas articulações. 

O QUE PODEMOS FAZER?

É muito importante praticar exercício, mas não é suficiente. É necessário adotar boas posturas e ter atenção a nós mesmos. Por isso, algo que devemos fazer é de meia em meia hora olharmos para a forma como estamos sentados, evitar pernas cruzadas e melhorar a postura. Para as pessoas que passam muito tempo sentadas, é importante fazer pausas, de uma em uma hora, levantar e caminhar um pouco de forma a relaxar alguns músculos e trabalhar outros - é importante haver um equilíbrio. E por fim, e muito importante, é alongar. Nas pausas do trabalho, nos intervalos da escola, antes de irem para a cama, alonguem - estiquem-se para diminuir toda a tensão que o vosso corpo absorveu depois de um dia de trabalho, respirem de forma correta e calma para relaxar os músculos mais propícios a lesões e que podem afetar também a respiração, e nunca parem. Não adotem um estilo de vida sedentário. Cuidem de vocês - o vosso corpo é a vossa casa. Deiam-lhe o melhor.

Espero que tenham gostado do segundo post acerca de saúde e que vos tenha ensinado algo sobre uma das posturas que mais adotamos durante o dia-a-dia. 
Um feliz fim-de-semana!

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6 comentários

  1. Eu até nem passo muito tempo sentada (sou educadora) mas ainda assim tenho muitas dores nas costas. Má postura, sei bem. Quando tinha aulas de pilates andava muito melhor. Tenho que regressar!

    Obrigada pelas dicas :)

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  2. Adorei o post. No meu curso também abordamos imenso a postura, os músculos, os movimentos, etc, acabo por perceber em grande parte o que dizes e concordar totalmente, os alongamentos são muito importantes antes de ir dormir.

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  3. Que engraçado, nunca tinha associado uma respiração profunda ao relaxamento intenso dos músculos. Vou tentar implementar algumas das dicas que nos deixaste, para ver se a minha postura realmente melhora!
    Gostei muito desta rubrica :)

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  4. Adorei a ideia por trás desta rubrica, espero que continues.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

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  5. Muito obrigado, Ana Rita! Costumo colocar sempre assim!
    Ohn, tão feliz por isso :') Se conseguires vota em mim todos os dias <3

    Ótimas dicas! Tive um trabalho onde passava maior parte do tempo sentado :( É terrível.. Daí as pausas serem tão fundamentais!

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  6. Ter uma má postura deixa-me cheia de contraturas... Mas tenho pior postura a dormir, durmo toda curvada. Agora tenho melhorado, e felizmente corrigi um bocado a má postura que tinha.

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