Saúde no Blog #1

agosto 31, 2017

Olá Margheritas!


Sendo estudante de fisioterapia faz todo o sentido de vez em quando trazer-vos uns posts sobre a minha área, e hoje o post é sobre isso mesmo! 
Atualmente, a tecnologia é utilizada para tudo e mais alguma coisa, desde lazer a trabalho. Vivemos num mundo digital e estamos constantemente com o smartphone ou com o computador. Se tem as suas vantagens? Claro que sim, mas nada é perfeito. A verdade é que podem trazer muitos problemas de saúde, como a séria dependência do mundo digital, e outros, que por vezes, nem damos conta que a tecnologia está por trás. 
Hoje venho falar-vos do Síndrome "Text Neck".

O QUE É?
O Síndrome "Text Neck" é causado pelo uso excessivo de smartphone/computador/e-reader juntamente com a constante posição da cabeça inclinada para a frente. Esse posicionamento incorreto provoca um aumento da tensão sobre o pescoço podendo, posteriormente, afetar toda a coluna. 

COMO TE AFETA?
É importante saber que o peso médio da cabeça é cerca de 4 a 6 quilos. Quando inclinas a cabeça para a frente, seja para o smartphone, o computador ou até estudar, tens a sensação que a cabeça parece estar mais pesada. Isto vai fazer com que a coluna tenha mais trabalho para segurar a cabeça. 


O QUE ACONTECE E QUAIS OS SINTOMAS?
Com o passar do tempo e poucos cuidados, a tua postura vai mudar, e para pior. Músculos que são demasiado utilizados podem originar contraturas, a tua forma de caminhar muda, já para não falar dos problemas em toda a coluna. Vais começar a sentir dores nos ombros e no pescoço que podem progredir para o resto da coluna, esta começa a ter uma curvatura e podem surgir hérnias discais. Para além disso, podes sofrer de dores de cabeça ou tonturas.

O QUE FAZER PARA PREVENIR?
  • Começa por usar menos o smartphone para SMS e mais para chamadas;
  • Tenta segurar o smartphone ao nível dos olhos, tal como manter o bordo superior do monitor do computador a esse nível;
  • Pratica uma boa postura;
  • Alonga, todos os dias, curtos períodos e várias vezes;
  • Tenta limitar o máximo o uso de aparelhos eletrónicos como por exemplo:
    - Às refeições;
    - No carro ou no trabalho (quando não é necessário);
    - Na hora de deitar.

Estás a ficar preocupada(o) e a pensar na quantidade de tempo gigantesca que passas no telemóvel ou computador? Calma! O importante é que cuides de ti e que a qualquer sinal ou sintoma tentes melhorar os teus hábitos e seguir um estilo de vida saudável. Alongar é essencial e pode-te ajudar a prevenir muitas lesões! 

Espero que tenhas gostado deste post e que tenhas aprendido algo! Fico à espera do teu feedback nos comentários! 


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5 comentários

  1. Quando estás a ler o post e te apercebes da tua postura... ai ai!
    Adorei o post, acho que devias falar mais sobre este tipo de assuntos :) um beijinho

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  2. Ola! como gosto muito do teu blog nomeei para a tag irmandade de bloggers!

    www.dianadias.pt

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  3. ok este post foi um grande abre olhos, é ridiculo o tempo que passo desnecessáriamente no telemóvel e claro que dou conta que a minha postura é uma misera, obrigada pelo aviso às vezes é preciso, vou tentar melhorar
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

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  4. Olá !
    Adorei imenso este post ! Eu não passo muito tempo no telemóvel, mas passo no computador e tento ter uma postura correta, mas parece que até custa ter as costas direitas ...
    Continua a fazer posts de saúde ! Fazem muita falta ;)
    Beijinhos*

    BeYowesome | Facebook

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  5. Que post interessante :) Eu sempre que passo muito tempo no computador a trabalhar ou quando estudo muitas horas seguidas, faço sempre uns alongamentos pelo meio e tento adotar a postura mais correta :)

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