5 Dicas para controlar o stress dos exames

junho 07, 2017


Estamos em Junho! Mês do verão, do sol, dos dias compridos, da alegria matinal, do início das férias... e dos exames. Sim, não podia ser o mês perfeito. Ainda que tenha muita coisa boa, é o mês em que os estudantes se encontram mais sobrecarregados, seja com exames, frequências ou apresentações. E depois para ajudar é claro que as datas são sempre muito próximas umas das outras e uma pessoa começa literalmente a fritar a pipoca! Mas calma, para isso não acontecer mais ou acontecer de forma menos intensa, hoje trago-vos dicas para controlarem toda aquela ansiedade e nervosismo por causas das avaliações. 

1. CONFIA EM TI - Mais importante do que saberes a matérias de trás para a frente e de frente para trás, tens de confiar em ti. Acreditares que consegues e que aquilo que fizeste vai ser suficiente para teres sucesso no momento de avaliação.

2. PRATICA EXERCÍCIO FÍSICO - Está mais que provado que praticar desporto diminui a ocorrência de doenças como a depressão, problemas de ansiedade e de stress. Por isso, tira um tempo do teu estudo e vai caminhar, correr, dançar ou praticar qualquer outra atividade. O segredo é focares-te no que estás a fazer e abstraíres-te de tudo. Vais-te sentir mais leve e livrar a cabeça de todos os pensamentos negativos que aí andam à volta. 

3. DORME BEM - É fundamental teres um boa noite de sono. Só assim é que o teu cérebro consegue descansar, para no dia seguinte voltar a trabalhar em força e o estudo render como deve ser. Dorme entre 7 a 8 horas e evita deitar-te tarde. 

4. ORGANIZA O TEMPO DA MELHOR FORMA - É importante organizares minimamente o dia seguinte, no sentido de saberes o que vais fazer na parte da manhã, da tarde e da noite. Dividires as várias matérias que tens de estudar e impor horários é uma forma de te "obrigares" a seguir aquele plano e sentires-te feliz e de consciência tranquila no fim do dia. Fizeste o que pretendias e não há nada mais gratificante do que chegar ao fim do dia feliz e com todos os objetivos cumpridos.

5. NÃO QUEIRAS A PERFEIÇÃO - Há que ser determinado e querer fazer o melhor, mas não sejas teimoso. Não exijas demasiado de ti, nem deixes que ninguém o faça. Trabalha e dá o teu melhor, mas não queiras ter 20 a tudo! Com certeza que há matérias que tens mais facilidade de aprender do que outras, é normal. Talvez tenhas mais interesse por esta ou aquela disciplina. É normal. Não queiras saber tudo de todas. É importante ter as ideias principais e perceber a generalidade, mas há determinados pormenores que, por vezes, simplesmente não "encaixam na cabeça". Aceita aquilo que fazes e, acima de tudo, tem a consciência tranquila.  Trabalhaste e deste o teu melhor, tudo o que vier será bem-vindo!

E vocês, têm mais alguma dica para diminuir a ansiedade que percorre o corpo dos estudantes nesta altura?
Espero que tenham gostado deste post e que seja útil para alguém desse lado!

A maior sorte para a reta final que se aproxima!

Lembra-te: O segredo é acreditar!


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6 comentários

  1. O que me fazia mesmo bem era ir correr ou caminhar. Ajudava me mesmo a acalmar!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

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  2. Felizmente já não passo por este stress de final de ano. Estas são excelentes dicas :)

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  3. eu acho que o stress vem mesmo (da falta) do primeiro e do último conselhos! :/

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  4. É aquela fase em que me lembro ainda mais de como não tenho saudades nenhumas de já não ser estudante! :) Boa sorte

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  5. Olá minha linda! Aqui estou eu :P Vim cuscar o teu blog!! como assim ainda não te seguia?! :o
    Tal como já sabes, infelizmente a ansiedade reina em mim :( É muito complicado gerir tanta coisa... Mas é isso mesmo que dizes! Acreditarmos em nós é meio caminho andado!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
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  6. Adoro as dicas, são muito úteis para esta fase mas também para todo o ano :D
    Beijinhos, Ana
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